terça-feira, 16 de março de 2010

Infância X Tecnologia




A melhor fase da nossa vida? A infância!

Dez entre dez adultos com certeza responderão que, os anos mais felizes de suas vidas são aqueles em que a principal responsabilidade era a escola de segunda a sexta-feira. Ah! E sempre de olho no calendário para “emendar” os feriados.

Quanta diferença, quanta transformação... Será que nós somos aqueles mesmos seres, de 20, 25, 30 anos atrás?

Sim, somos! E temos certeza de que ainda somos os mesmos quando observamos as crianças do século XXI. Meu Deus, será que eles se divertem mesmo?

É tanta tecnologia, é tanta comunicação, é tudo tão prático... Eu com meus 25 anos, sempre apanhando quando vou programar a televisão para desligar sozinha durante a madrugada, tenho minhas dúvidas!

Mas por outro lado, eu me lembro bem o quanto queria escrever uma carta para alguém na máquina de datilografar da minha irmã (uma carta para qualquer pessoa que seja, eu queria mesmo era apertar aquelas teclas), mas era um pecado mortal uma criança mexer numa máquina daquela, um verdadeiro desafio! Era tudo uma aventura, quantas vezes eu não peguei a máquina escondido só para datilografar bobagens? Que saudade dessa emoção!

Então, vejo que uma criança de 7 anos de idade já tem computador com todas aquelas teclas macias e gostosas de digitar. E o pior: elas sabem digitar, elas sabem imprimir elas sabem o CTRL + Qualquer coisa!

Brincar na rua era sagrado para qualquer criança. Pular corda, fubeca, esconde-esconde, queimada, stop (uuêêÊÊêêstop!), pula-cela, bicicleta, mamãe da rua... Era tanta brincadeira, eram tantos os joelhos esfolados, era tanta correria. Nossa, como eu corria quando criança... Geralmente corria partindo do nada para chegar a lugar algum, eu só queria correr!

E as crianças de hoje? Bom, hoje elas brincam em lugares seguros, coloridos e bonitos, playgrounds, parques... Os jogos são on line (sim, os incautos podem pedir ajudar ao mestre Google em caso de dúvida de alguma regra do jogo e não ser zoado por outros moleques). Jogam vídeo game com aquela imagem limpinha, tão nítida! Enquanto eu tinha que assoprar as fitas do meu Atari para ele funcionar sem chuviscado na tela, isso quando minha mãe deixava eu instalar aquele trambolho na TV da sala, ela dizia que estragava a televisão. Será?!

Ahm, é talvez ser criança hoje em dia, não seja tão ruim.. ou não? Não, não... esqueçam!

Minha infância é que foi feliz...

Hum, tudo bem, ok! Eu queria sim ter um computador desde meus 7 anos, mesmo sem saber exatamente para o que ele servia.

Mas afinal, será que uma criança de hoje gostaria de viver em 1984 ou será que uma criança dos anos 80 gostaria de ser criança nos dias de hoje?

Fale sua percepção!

15 comentários:

  1. Na minha opinião a tecnologia é muito importante, porém principalmente no caso das crianças defendo mais a idéia das brincadeiras do tempo "antigo" (esconde esconde, pular corda, o stop, e etc), brincadeiras super divertidas e fáceis de praticar, havendo muito mais contato interpesoal. A infância é uma fase única e deve ser vivida intensamente.

    ResponderExcluir
  2. A infancia e tecnologia podem sim andarem de mão dadas ai depende da percepção dos pais que não usam a tecnomania como baba!

    ResponderExcluir
  3. Sempre escuto meu vizinho brincando,uma criança de 5 anos: "aaaaaaaa..matei voceee!!eu tenho poderes..toma,toma(barulho de socos e gente morrendo).Esse é o conteúdo de desenhos e games de computador,disponiveis e super vistos hj!! Bom mesmo era assistir Smorfs,Fantástico Mundo de Bob,os repetidos episódios de Pica Pau que sempre me faziam rir...Melhor ainda,era sair p/brincar na rua,incardir os pés e sempre voltar maxucado,pq caiu enquanto corria desesperadamente brincando de Polícia e Ladrão!!! Saudades...

    ResponderExcluir
  4. Eu sou super a favor do tempo antigo..de todas aquelas brincadeiras... agente fazia tantos amigos na rua... ia na casa deles p brincar...agora tudo é pela internet..vc tem 100,200,300 amigos no orkut por exemplo, mas nem conversa com meia duzia direito...concertesa a internet traz muiiitos beneficios para todos, mas acho que seria um ótimo desafio para os pais e para a comunidade fazer com que as crianças de hoje conheçam e pratiquem as brincadeiras antigas e usufruam da internet apenas para o que for realmente necessário!Havendo assim um equilibrio e concertesa as crianças irão agradecer muito por isso futuramente.

    ResponderExcluir
  5. eu acho que as crianças realmente se divertem hoje em dia, mas toda essa tecnologia de hoje em dia cria um falso relacionamento e a pessoa não desenvolve direito essa coisa do corpo a corpo, digamos assim! MAS, tudo tem seu lado bom!
    e nada paga as várias "tampas" do dedão que eu perdi jogando futebol descalço na rua =)

    ResponderExcluir
  6. A técnologia é algo necessario, a modernidade é algo incomparavel, mas a nossa infancia brincando na rua, jogando bola, andando de patins, correndo de bicicleta, jogando fubeca, etc... é algo que não tem comparação. Hoje as crianças naum saem de casa, ficam na frente do computador o tempo todo, video game... ai me pergunto como fica o contato com as outras crianças, a diversão. Quando pequeno eu ria e me divertia com meus amigos e as crianças de hoje, se divertem com maquinas...!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. infelismente a tecnologia atrapalha sim no desenvolvimento da criança,defendo totalmente as brincadeiras de antes,eram mais legais e as crianças realmente naquele tempo eram crianças.
    com toda essa tecnologia hoje em dia,crianças acabam por se envolverem com internet,vídeo game,e até mesmo com a própria mídia na "TV"
    meninas de 10 anos querem ser adultas ter o corpo no padrão da moda...
    enfim a tecnologia é sim importante,mas tem que ter seus limites, os pais tem ensinar a essas crianças a saber usar de uma forma que ñ prejudique no seu desenvolvimento,e nem no seu relacionamento com os pais e amigos...
    ensine a criança no caminho em que deve andar!
    e elas vão saber que nada foi invão na sua infância.

    ResponderExcluir
  9. Ser criança nos anos 80 não tem preço... Assistir o Bozo, Mara Maravilha, Angélica Sérgio Malandro e Mariane não tinha preço... Os programas infantis eram ótimos e os desenhos animados também... Pica-Pau, Tom & Jerry, Cavalo de Fogo, As Ruas dos Pombos e muitos outros que caracterizam a infância mesmo e não tinha essa violência toda como podemos vêr nos desenhos atuais, como por ex: Naruto, que nada de bom acrescenta as nossas crianças.
    Rá Tim Bum... Quem não se lembra deste maravilhoso programa que até hoje é exibido pela TV Cultura?
    Os alimentos eram ótimos tb: Bolachas como Fofy, e as Tostitas adocicavam a nossa infância.
    Os refrigerantes eram ótimos tb: Quem nos anos 80 não tomou uma Propi Cola ou uma Sukita de garrafinha... Realmente o sabor de tudo era bem melhor.
    O cheiro do álcool no mimiográfo (acho que era esse o nome) também é algo muito marcante na minha infância.
    As brincadeiras eram divertidissimas: Passa Anél, Stop ou Mês eram brincadeiras constantes... Nenhuma tecnologia e muita alegria!
    Eu não troco a minha infância dos anos 80 pela infância atual... Há, esqueci de falar do Pirocoptero o pirulito que voa... Rsss. Tempo bom!

    ResponderExcluir
  10. Realmente hoje em dias as coisas mudaram, e muito. Com certeza se eu tivesse que escolher entre os dois tempos sem duvidas que não mudaria o meu passado, ter a oportunidade de estar na rua com os meus amiguinhos... era a coisa mais esperada naquela época...
    mas hj a tecnologia chegou e mtas vezes as pessoas não sabem aproveita-la de maneira correta. Cabe aos pais hj em dia saber o que o filho (a) anda utilizando nas horas de lazer...e se é educativo ou não...

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Piracicaba, existem muitas áreas de lazer. Lembro-me que quando criança ia muito com coleguinhas fazer pic nic, soltar pipa, caminhar, brincar... Enfim, hoje, quando passo nestes lugares, muito me entristece de ver praticamente vazio, ainda mais quando de finais de semana e feriados. Até então apenas me perguntava o que ocorrera, e agora, vendo este excelente artigo, chego a conclusão de que a Tecnologia anda fazendo as pessoas esquecerem um pouco da liberdade pessoal.

    Eu fico com minha infância, anos 80. Acho que posso afirmar que felizes aqueles que puderam ter uma infância "livre" nos anos 80 e inicio de 90.

    Markos Q. Abel

    ResponderExcluir
  12. É um assunto delicado.. se pensarmos bem, existe dois lados nessa historia: o lado bom, e o nem tão bom assim. A mudança é inevitável, o fato é que o ser humano, sempre esta em busca de novidades (quem não se deslumbra com a tecnologia?), sempre inovando, criando, EVOLUINDO (essa é a palavra mais adequada). Não dá pra simplesmente fechar os olhos para a tecnologia e parar no tempo. A cada dia surgem novidades, é uma verdadeira loucura. É bem verdade que a infancia esta sendo vivida de uma maneira diferente (claro, o tempo passou, a mudança é natural). Mas não quer dizer que, a infancia não é tão boa quanto já foi, pelo contrario.. tecnologia não faz mal a ninguem.. mas como tudo precisa ser MODERADO. Videogames estimulam a mente da criançada, mas NADA substitui e é melhor que deixa-la brincar com os amigos no parque, se sujar.. (quem nunca chegou imundo em casa, depois de um dia brincando na rua?) hahaha.
    O ruim de tanta tecnologia, é que na maioria das vezes ela impede a integração de uma criança com a outra, e isso mais cedo ou mais tarde irá refletir sobre seu comportamento com outras pessoas no futuro. Criança precisa interagir, brincar, brigar, ter novas aventuras para contar aos seus pais no final do dia.. viver!

    Acho que cabe a familia incentiva-las a aproveitar ao maximo essa época, da melhor forma possível! :)

    ResponderExcluir
  13. Bom, na minha humilde opinião, as crianças de hoje ou de até uns anos atras, nada mais são do aquilo que as pemirtimos que sejam, cabe ao pais e as pessoas proximas mostrarem as fibecas, queimadas, mamãe da rua, pique esconde, pega pega, enfim....se permitirmos que essas crianças tenha acesso exagerado a tecnologia certamente a criança que fomos um dia nossos filhos jamais serão!!

    bjs

    [carol]

    ResponderExcluir
  14. Nossa, lendo este texto, veio imagens da minha infãncia que há muito tempo não se repetia...
    aaah como era bom!!
    Infância vai ser sempre infância, sempre vai ser lembrada com muito carinho, independente de ser como ela era, ou como ela é agora...

    "O tempo passa e as lembranças ficam.Nada pode apagar o que o tempo escreveu dentro de nós"

    ResponderExcluir
  15. MInha opnião ñ tenho nada contra a infancia antiga,mas axo ki cabe a cada um dos pais a educalão do filho desde a infancia sendo com tecnologia ou ñ os pais podem optar por criar seus filhos com games ou com apenas livros, tenho meus 16 anos amei minha infancia, ela teve todas essas brincadeira ai citadas e outrar a mais, mas tabém teve a tecnologia pois a internet ajuda mt na hora de estudar, de fazer um trabalho, os pais podem sim animar a infância de seus filhos ja ki eles vinheram de uma boa infancia (ja ke a antiguidade tem mais infância)
    gostei mt da minha infancia e hj tenho cursos de computação, tecnologia e etc;a tecnologia veio pra ajudar mas algumas pessoas usam para prejudivar, essa é minha opnião sobre o texto,quanto aos erros de digitação esquenta com issu ñ issu é linguagem de msn( issu mostra ke as pessoas envolvidas com a tecnologias tbm tem opnião ñ precisa fikr criticando o tempo todo).
    Email: hilquias.nano@hotmail.com

    ResponderExcluir