sábado, 27 de março de 2010

Marcas - O privilégio de Status ou qualidade do produto?


Nos dias atuais, o que mais vemos sendo usado entre os jovens e adultos é: Adidas, Nike, Victor Hugo, Victoria Secret, Polo Play, Coca-Cola, Levis entre outras marcas famosas que cada vez mais ganham destaque na mídia.
Em consequência, são os produtos mais procurados no mercado, e a cada ano aumenta mais a busca por esses acessórios – bolsas, sapatos, cosméticos, roupas – sendo eles de forte reconhecimento no mundo da moda.
Sem saber, estamos sendo influencidos a reconhecer essas marcas como “as melhores”, através de propagandas em diversos meios de comunicação, tais como: televisão, rádio, jornais, revistas, sem contar que os próprios usuários de uma forma direta ou indireta também podem influenciar, trazendo muitas vezes no próprio corpo a marca estampada nos acessórios por ele utilizados.

Será que a compra de produtos de marca é realmente pela qualidade do produto? Ou será que é pelo privilégio de status?


"Acredito que grande parte dos consumidores que adquirem produtos de marca é mais pelo prazer que o produto provoca no ego, o privilégio do status. Na minha opinião a marca é somente um rótulo que se bem desenvolvido o marketing na divulgação provoca a atenção dos consumidores, mas considero que muitas vezes isso não seja fator determinante de qualidade". (Ana Claudia)

"Geralmente as pessoas compram produtos de marca por lealdade ou confiabilidade (porque é de marca o produto é bom) o nome e marca é muito importante sim e influencia na compra com certeza porém, acredito que hoje em dia, pelo menos a classe baixa a média estão começando a se preocupar com o preço mais baixo e acabam comprando outros produtos com marca não conhecida" (Suelen)

"Que o produto de marca tem qualidade não podemos negar, isso tem! Porém, nem sempre é o melhor, há várias marcas não tão conhecidas que também são boas quanto as outras. Até as pessoas de classe média e baixa compram roupas, sapatos, perfumes de marcas, e vale ressaltar que nem sempre são originais, aí sim, eu diria que concerteza é para se mostrar, pois não tem qualidade nenhuma o produto frajuto dessas marcas, só querem carregar o nome da marca mesmo. Mas para outras pessoas, de classe mais alta, creio que compram com naturalidade, sem se preocupar se é de marca ou não (geralmente sendo) mas não usam por apenas serem de marca e sim por se sentirem bem, ter qualidade e conforto" (Julia)

E pra você, qual sua percepção a respeito desse assunto? Comente!!!

9 comentários:

  1. Na minha opinião, é pelo privilégio de status... Tenho tanta roupa boa, sem mesmo a marca ser reconhecida.
    Enfim... ado ado cada um no seu quadrado. rsrsrsrs

    Bjo!
    Muito bom o texto! [:P]

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião as pessoas usam roupas de marca apenas para se mostrarem umas para as outras.
    Temso que vestir algo que nos faça sentir bem idependente da marca, sendo de boa qualidade já está otimo!
    Sou contra pessoas que gostam de se mostrar, e sou a favor das pessoas que comprar apenas por qualidade

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro roupa de marca, mas não pela beleza, pois beleza toda roupa tem! Eu uso pois é de alta qualidade...mas se me perguntar se eu uso apenas pela qualidade e eu disser que sim estarei mentindo, sendo que, todo mundo quer um pouco de status.

    ResponderExcluir
  4. É incrível como a divulgação de produtos de "marca" prendem a atenção do público, despertando o desejo em adquirir. Quer ver então com as crianças, vê uma propaganda de um brinquedo ou então agora com a Páscoa, ovo da Barbie ai ai ai já querem. E aí, vai os coitados dos pais comprarem, pq senão é aquela birra e se assustam com o preço. Agora, e tantos ovos tão bons quanto os famosos, e com preço mais acessível, mas ainda a "marca" vende por si só.

    ResponderExcluir
  5. Tenho amigas que adoram enfatizar que viram e querem muito adquirir uma bolsa da Victor Hugo, sapato de tal loja que desconheço, relógio de tal marca, e enfim, vai longe... Na minha opinião isso acaba subindo na cabeça, muitas vezes querem adquirir só para se sentirem "acima" de quem usa marca não conhecida.

    ResponderExcluir
  6. Marca na minha opinião é a identificação do produto, mas por si só não representa garantia de qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Pouca gente (que eu conheço) compra roupa de marca por estar preocupado com qualidade, é mais pelo status mesmo, para ser notado na rua! Ou não.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Parabéns pelo trabalho com o Blog e sucesso com as estratégias de divulgação.
    Um bom trabalho de branding é fundamental para o sucesso de uma marca ou produto.
    Um abraço,
    Giuliano

    ResponderExcluir