sábado, 15 de maio de 2010

Mentiras sinceras me interessam?


Por que mentimos?! É uma pergunta que não há uma resposta concreta. Mas será que vale mesmo a pena mentir? Mesmo que uma "mentirinha boba" sem mal nenhum?

Pois é, um assunto tão subjetivo e pessoal, um tema meio complexo pois o que nós sabemos da mentira senão que convivemos com ela no dia-dia?

Mentir uma doença, um vício ou um artificio que usamos pra nosso proveito? Será que se as pessoas não fossem tão preconceituosas ou moralistas poderiamos não mentir, ou isso já está embutido em cada um que vive?!

É difícil ter uma resposta dessas sendo que passamos por muitas situações que nos forçam a mentir (ou omitir) coisas e fatos.

É tão complexo. Mentimos pra massagear o ego alheio, para se safar de alguma coisa, para parecer correto, para parecermos legais... Para mil e uma coisas, cada uma com seus motivos, mas o fato é que o ser humano mente.

Não que nós condemos seu uso, pois não é sensato chegar pro seu chefe e dizer que a empresa é um lixo e que o odeia se perguntarem senão é demissão na certa, não é educado falar pra aquela amiga que está deprimida por causa do namorado há um mês e quando decide se arrumar pra sair você dizer que ela engordou 20kg e está horrivel senão ela se mata, não é simpático falar que seu namorado está barrigudo e que o vizinho é muito melhor do que ele, não é respeitoso ter sido pego com uma tanguinha rosa dançando a macarena no carnaval, não é confiavel seus pais saberem que você só anda com doido e só freqüenta os piores lugares da cidade, não é seguro você assumir que está apaixonada pelo seu primo, não é inteligente contar ao parceiro que o traiu...

Percebeu? Se fizermos tudo isso, não mentiremos. Mas nossa vida social seria um caos, porque a verdade nua e crua assusta mais do que uma falsa verdade.

A Mentira faz parte de nosasações e reações. Afinal, tem um dia só pra ela:

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido no estado de Minais Gerais, onde circulou "A Mentira", um jornal periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de ninguém menos que Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Até grandes pensadores já deflagraram suas opniões sobre a Mentira:

"As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades." - Millor Fernandes

"De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade." - Joseph Goebbels

"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer." - Mario Quintana

As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades. - Angeli

Há três espécies de mentiras: as mentiras, as mentiras sagradas e as estatísticas. - Autor Desconhecido

"Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles." - Adlai Stevenson

"Mentiras sinceras me interessam." - Cazuza

E você acredita que é possível viver sem a "Mentira nossa de cada dia"? Opine, deixe seu comentário!

PS: Essa é a última atualização do Blog Percepção Oposta. Agradecemos a todos os leitores de toda a parte do Brasil e do Mundo que colaboraram com visitas, sugestões, críticas e comentários bem estruturados e pertinentes. Obrigado mesmo! Sentiremos falta disso aqui!!!

8 comentários:

  1. Uma mentirinha sempre vale, mas temos q tomar muito cuidado, pois dependendo da situação a pequena mentira pode vira uma grande confusão. Mas tbm quem nunca inventou uma mentira que atira a primeira pedra neh srsrsrsrssrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo que é falso, é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se seu espírito não combina com a sua roupa, você está sujeito à infelicidade, porque é desta maneira que as pessoas se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras

    ResponderExcluir
  3. Em certos momentos somos obrigados a mentir, pq senão podemos estragar nosso relacionamento ou o ego da pessoa. Por exemplo, ser sincero em dizer q pessoa é feia, espinhenta, gorda, barriguda, isso acaba com ela, a estima abaixa.
    Eu acho que devemos ser sinceros e verdadeiros na maioria das vezes, pq se mentirmos muito isso acaba nos prejudicando, já não conseguiremos ser transparentes com nós mesmos... mas há momentos que não tem como escapar, o melhor é contar uma mentirinha..rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,
    Vocês estão de parabéns, o blog ficou muito bom.
    Excelentes artigos, muito bem elaborados e assuntos bem escolhidos.
    Vou sentir falta de opinar...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Tema pertinente, porém faz parte do cotidianos de muitas pessoas...Essa de mentirinha boba ou sem maldade é a mais comum né? A pessoa que mente sempre usa de uma justificativa para mentir, afinal ela está mentindo e precisa de um motivo para tal.
    Porém existem mentiras sérias, que prejudicam não apenas quem as contam, como também outras pessoas, há casos de mentiras que termimam de maneira trágica.
    Ao contar qualquer "mentirinha" deve-se pensar nas consequências que esta poderá ter, pois por mais inocente que ela possa parecer, mentira é sempre uma mentira e que vem após pode trazer transtornos irreversíveis.

    beijos

    Carol Panuncio

    ResponderExcluir
  6. Sempre admirei a sinceridade, pois não existe nada melhor do que vc conversar com uma pessoa sincera...

    Mas paro para pensar, existe alguém no mundo inteiro 100% sincero ?

    E ai vejo que não, sempre mentimos sobre algo, seja uma saída rápida da faculdade, ou umas escapadinhas ( casa da amiga) dos pais...

    As vzs parece que sentimos a necessidade de contar certas mentirinhas, para talvez não magoar alguém ou a si mesmo.

    Mas está atitude tráz consigo consequências, pois existem aquelas pessoas q não conseguem apenas ficar nas mentirinhas, vem uma minuscula, outra pequena, outra média, atté chegar na grandona e ai não para mais com as mentiras....

    É incrivel como todos nós estamos presos á alguma mentirinha, que sempre vira uma dor de cabeça....

    Como sempre um ótimo tema, cada dia melhor. Parabéns a Vcs....

    Dryelen silva
    www.twitter.com/dryzinhasilva

    ResponderExcluir
  7. EU MENTIR DUAS VEZES ,PRA NAO MENTIR MAS, E ATE HOJE ESSAS MENTIRA SAO QUARDADAS, NO MEU CONSCIENTE, APESAR DE TER SIDO POR UMA BOA CAUSA, EU GOSTARIA DE NUNCA TER MENTIDO! AINDA ASSIM, CARREGO COMIGO A SOBRA DA MENTIRA, QUE NUNCA ME DEIXA ESQUERSCER ,QUE ELAS EXISTEM ,E QUE A QUALQUER MOMENTO ELAS PODE APARESCER COM A VERDADE EMFORMA HUMANA

    ResponderExcluir
  8. A maneira de não se comprometer com a verdade é simplesmente mentir,mesmo que no futuro estas mentiras nos atinjam de maneira destrutiva,

    ResponderExcluir