segunda-feira, 3 de maio de 2010

A era quase digital





Você se lembra daquele desenho dos anos 80 e 90 sobre uma família do futuro? Os Jetsons! Mostrava uma família parecida com a nossa vivendo (e sobrevivendo) na era da robótica e da tecnologia plena!

Hoje ainda estamos longe dessa realidade, nossos carros não voam, as calçadas da rua não são esteiras automáticas e a nossa empregada doméstica não é uma robô com voz engraçada. Mas é fato, estamos cada vez mais dependentes do computador e da internet.

É claro que encontramos em qualquer grupo social, os amantes da internet e os que rejeitam a vida on line. O mundo virtual, realmente é um mundo a parte, um universo onde você ri, chora, compra, vende, namora, separa, estuda, trabalha, enrola, joga e faz mais um milhão de coisas que não faria seu mundo real. Eis o grande trunfo da internet, você pode ser outra pessoa, pode ser um cara seguro, inteligente, informado... mas também poder ser aquele que só sabe escrever “Oi, td baum c/ vc? Me add ae, bj”!

Acordar de manhã e ligar o computador antes de escovar os dentes. Fechar as janelas de spam, antes de abrir as janelas da casa. Mandar um e-mail para aquele seu colega de trabalho que senta ao seu lado, convidando para almoçar. Comprar flores para a namorada pela internet. Conhecer a namorada pela internet!

Tudo isso parece um absurdo para quem não é da geração on line, mas é a coisa mais comum do mundo para quem respira intenet!

Sabemos que a internet facilita (e muito) nossa vida, pagamos contas, conversamos com pessoas distantes, entramos em (quase) todos os países, ficamos informados das últimas notícias do mundo e dos hit do momento no youtube!

No Brasil a Internet é usada por 59 milhões de internautas. Nós, brasileiros, somos os que ficamos mais tempo online, segundo o Ibope/NetRatings, pesquisa incluindo 10 países, inclusive Japão e Estados Unidos. Passamos horas experimentando e adotando novas tecnologias. Adoramos socializar na web.

O difícil da coisa é ter o comando de nossa vontade. Somos por demais obstinados quando gostamos de algo. O que não é dosado, vira vício. E aí começa a luta: largar um pouco para não largar tudo; não podemos deixar de viver em função do virtual.

A máquina mais perfeita, a que tem características próprias, que é única, é a ‘máquina humana’. Somos o computador mais completo: além de inventarmos o outro, ainda somos ternos, amorosos, criativos, sensitivos e pensantes. E acho que nossa máquina merece mais cuidados. Nosso tempo é contado. E nossos erros não serão descontados. Vai dizer que quando seu computador “dá pau”, parece que na verdade foi seu coração que parou? E agora, como vou viver em meu computador?

Encontrar o equilíbrio é uma das coisas mais difíceis.

6 comentários:

  1. Bom texto galera!

    Eu acho normal ler emails tomando café da manhã hehe


    Abs

    ResponderExcluir
  2. Internet, impossivel viver semmmmmm, depois da Coca-cola a internet é o meu maior vicioooo.... em casa, no trabalho onde eu estiver costumo estar on line!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A internet facilitou muito a vida de todo mundo, principalmente do estudante. No meu tempo de primário, frequentavamos a biblioteca municipal, tiravamos xeróx e depois escriviamos textos a mão, quanto tempo "perdido" para finalizar. Hoje em dia em questão de minutos dá para fazer muitas pesquisas e utilizar do recursos favoritos dos estudantes os chamados ctrl C e Ctrl V. Mesmo com essa facilidade, acho que temos que tomar cuidado, prestar bastante atenção nos conteúdos para usufruir da informação.

    ResponderExcluir
  4. Dizer que a tecnologia nos trouxe inúmeros problemas seria um exagero, mas dizer que ela não mexeu com nossas vidas a ponto de nos deixar preocupados também seria.
    Tá aí um assunto delicado, porém pertinente.
    Se não fosse a tecnologia a medicina não teria o avanço que teve, ela é um dos exemplos mais importantes (na minha opinião), hoje temos inúmeros tipos de cirurgia, com os mais variados metódos e aparelhos capazes de monitorar praticamente cada movimento do nosso corpo.
    Só que se não fosse a tecnologia muitos empregos ainda seriam prevervados, porém infelizmente as vezes é preciso perder pra podermos ganhar.
    Perdemos um pouco da máquina de escrever, da tv sem cores, da vitrola, da cartilha caminho suave, mas ganhamos a praticidade, agilidade, eficiência (mesmo que seja constante), ampliamos nossa capacidade, hoje vamos além...
    Pra muitos pode ser um absurdo, mas pra mim é apenas um passo, daqui uns anos quem sabe os Jetsons não venha a ser uma realidade???
    Vamos aguardar pra ver!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Os recursos de informática veio para nos ajudar e muito. Mas é incrível como tem pessoas que deixam o virtual ser mais poderoso que o contato pessoal, é comum vermos em ambiente de trabalho, sala de bate papo principalmente, as pessoas trocando mensagens e perdendo o contato visual. Escrevem tudo, mas nem se olham nos olhos, ou pior quando se encontram pessoalmente não sentem tanta afinidade como na troca de palavras no mundo virtual.

    ResponderExcluir
  6. ewerton donato pimentel6 de maio de 2010 às 22:02

    Acho que o mundo nunca mais será o msm, com a revolução tecnologica tudo ficou mais perto, o amor de kms ficou a segundos com a internet.
    Mas apesar de todas as vantagens, a internet limitou o contato pessoal, hoje se passa horas na frente de um pc, e vc tem a oportunidade de ter centenas de amigos com as redes sociais, mas aquele contato pessoal, já nao é o mesmo de 30 anos atras.

    ResponderExcluir