quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estresse x Saúde


Manual do estudante durante a semana:
·Acordar
·Trabalhar
·Almoçar
·Trabalhar
·Jantar
·Estudar
·Domir

Manual do casado (a) durante a semana:
·Acordar
·Arrumar o filho
·Levar na escola
·Trabalhar
·Almoçar
·Trabalhar
·Buscar na escola
·Jantar
·Organizar a casa
·Ajudar nos trabalhos da escola do filho
·Dormir

Nos dias atuais vivemos como um relógio, somos programados a acordar e fazer as mesmas atividades todos os dias durante o ano todo.
A rotina é exaustiva e desgasta as pessoas, não há mais tempo para a distração durante a semana e para aqueles que tem filhos, não há mais tempo para brincar.
A semana é cansativa e se torna uma obrigação seguir determinadas regras em determinados horários.

Nesse momento eu pergunto: Onde fica a saúde com tanto estresse vivenciado no dia a dia?

O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, um dos fatores de alto nível de estresse está associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.
Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Todas as pessoas têm estresse. Temos estresse de curto prazo, como quando perdemos o horário do ônibus. Até eventos normais do cotidiano podem ser estressantes.
Outras vezes encaramos estresse de longo prazo, como discriminação, doença incurável ou divórcio. Esses eventos estressantes também afetam nossa saúde em muitos níveis. O estresse de longo prazo pode elevar seu risco de alguns problemas de saúde, como depressão.
Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo. Estresse dispara mudanças no organismo e aumenta a probabilidade de ficar doente. Ele também piora problemas de saúde já existentes.

Na correria do dia a dia será que estamos pensando na saúde?

E você, controla seu estress e cuida da sua saúde? Qual sua percepção a respeito disso?

4 comentários:

  1. Nos dias atuais é bastante comum ficarmos grande parte do tempo na empresa, mas acho que existe somente uma pessoa capaz de saber os seus limites, essa pessoa somos nós mesmos. Quando o chefe pede para ficar mais algumas horas, ou se estamos esgotados, é hora de conversarmos e chegar em um acordo, a saúde tem que ser colocada como prioridade.

    ResponderExcluir
  2. Meu serviço é estressante, cansativo e o meu chefe vive no meu pé, isso me irrita profudamente! E no fim de semana ao inves de relaxar e fazer aquela caminhada eu caio no shopp com os amigos kkkk e assim é a vida.

    Mas é uma falha minha, deveria acordar mais cedo e caminhar ou até mesmo caminhar a noite, ou até mesmo se alongar no serviço já ajuda muito, mas com tanta coisa na cabeça acaba esquecendo

    É isso ai, legal o blog

    ResponderExcluir
  3. Quer saber? Não resisti e comentei! uahu! O melor para manter a saúde e fugir do stress é: VIVA O FDS: barzinho ou balada? Amo ter essa dúvida, rsrs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa..realmente é um relógio, estou passando por isso, todo dia a mesma coisa, e no fim do dia a grande amiga inseparável a dor de cabeça, ela nunca se esquece de mim.
    Mas a semana é estressante mesmo por cauda do trabalho, aproveito o final de semana para me repor se nao o nosso corpo não aguenta com saúde não se brinca ne, fico sempre perto das pessoas que gosto, e claro sair com os amigos é um remédio muito bom para o stress dai ja começo a semana renovada.

    ResponderExcluir